sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os quatro pilares do SNC


RECONHECIMENTO
Corresponde às regras que determinam o registo contabilístico de factos e transacções que afectam, a composição e valores do balanço e da demonstração dos resultados (simplificadamente: em que condições é que se pode fazer o “lançamento” de algo).
È um processo de determinar as quantias monetárias pelas quais os elementos das demonstrações financeiras devam ser reconhecidos no balanço e na demonstração de resultados
É um processo de incorporar no balanço e na demonstração de resultados um elemento que satisfaça a definição dada para a classe em causa e obedeça a determinados critérios. Um elemento que satisfaça a definição de uma determinada classe deve ser reconhecido se for provável que qualquer benefício económico futuro associado com esse elemento flua para a empresa. Esse elemento tem que ter um valor, um custo que possa mensurado com fiabilidade.
probabilidade os benefícios económicos futuros exigem uma avaliação do grau de incerteza ligado ao fluxo de benefícios futuro, na base de provas disponíveis aquando da preparaação das demonstrações financeiras.
Fiabilidade da mensuração é um elemento cujo valor é medido com base no seu custo ou valor efectivo decorrente de transacções efectuadas ou com base em estimativas efectuadas de modo credível e sustentado.
No activo há reconhecimento -ºse benefícios económicos fluírem para a entidade. No passivo se a saída de recursos incorporem benefícios económicos resulte na liquidação de uma obrigação presente. Nos rendimentos se existirem benefícios económicos. Nos gastos se houverem diminuição de benefícios económicos. A quantia em cada um destes elementos terá que ser semprex mensurada com fiabilidade.
Pressupoem o uso de uma base de mensuração

MENSURAÇÃO
Qual, e como se mede em unidades monetárias, o valor a ser objecto do reconhecimento, ou simplificadamente, como determinar as quantias que irão afectar os activos e passivos expressos no balanço e os rendimentos e gastos mostrados pela demonstração dos resultados, para as realidades que neles se devem conter (mai
As bases de mensuração previstas no SNC são:
Custo histórico, os activos são registados pela quantia de caixa ou equivalentes de caixa paga ou pela retribuição dada para adequirir no momento da sua aquisição. Os passivos são registados pelas quantias dos proventos recebidos em troca de determinada obrigação ou pelas quantias pagas ou que se espera que venham a ser pagas para satisfazer esse passivo no decuraso normal do negócio
custo corrente, O activo é registado pela quantia de caixa ou equivalentes que teriam de ser pagos se o activo fosse correntemente adquirido. Os passivos são registados pela quantia não descontada de caixa ou equivalentes de caixa que seria necessário para liquidar correntemente uma obrigação.
valor realizável, O activo é registado pela quantia de caixa ou equivalente, que possa correntemente ser obtida pela venda do activo numa alienação ordenada. Os passivos são escriturados pelos seus valores de liquidação ou seja, as quantias não descontadas de caixa ou equivalentes que se esperem que sejam pagos para satisfazer os passivos no decurso normal do negócio.
valor presente, os activos são escriturados pelo valor presente ou descontado doa futuros influxos líquidos de caixa ou equivalentes que se espera que esse elemento possa gerar no decurso do negócio. Os passivos são escriturados pelo valor presente ou descontado dos futuros exfluxos de caixa, que se esperem que sejam necessários para liquidar o negócio no seu decurso normal.
justo valor – è a quantia pela qual um activo possa ser trocado ou um activo liquidado, entre partes conhecedoras de um negócio e dispostas a isso, em que não existe relacionamento entre elas.
s simplificadamente ainda: que quantias “lançar”nas várias rubricas?).

APRESENTAÇÃO
Em que parte das DF, em que rubricas, com que detalhe ou em que agregação, com que relação algébrica, compensadas ou não compensadas, quais e sob que formas devem ser mostradas na face das DF as respectivas informações.

DIVULGAÇÃO
Corresponde às notas de teor qualitativo ou quantitativo, de desenvolvimento, de explicação, de fundamentação, de discriminação, de complemento informativo para os utentes das DF, a ser incluídas no Anexo, e que se agrupam em dois grandes conjuntos:
_ bases de preparação e apresentação das DF
_ outras notas anexas